"Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade". (Paulo Freire)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Movimento – Labirinto

Nos primeiros anos de vida, o movimento é um elemento muito importante nas brincadeiras, brincar é considerado a forma privilegiada dos bebês conhecerem, compreenderem e se expressarem no mundo. As atividades de coordenação motora, como o estímulo para o engatinhar, arrastar, andar, pegar, são essenciais para as turmas de berçário; pois nessa época é que as primeiras descobertas são feitas, existe a necessidade de proporcionar à criança, estímulos visuais e sensoriais utilizando-se de fotos, brinquedos e objetos variados, despertando a curiosidade, a percepção e a imaginação.




O Labirinto foi realizada a partir de canos de PVC e nele dispostos vários tipos de materiais para trabalhar a identidade e a oralidade, como fotos de animais e crianças, chocalhos e brinquedos incentivando-as a passarem por dentro, de pé ou engatinhando, estimulando o equilíbrio, noções de espaço e a coordenação visual, auditiva e motora, foram utilizados blocos de espuma, colchonetes, bambolês para proporcionar uma maior variedade de obstáculos a serem percorridos. Avaliamos que cada criança se interessa e se expressa de maneiras diferentes, explorando e se desenvolvendo a cada momento que interage com o ambiente, demonstrando suas habilidades e vencendo as dificuldades na resolução de pequenos desafios.


Educadoras do Berçário I: Andréia da Silva / Karine Giselle Sima / Márcia Maria Myamoto

3 comentários: